Notícias

O que você entende por Tecnologia da Informação?

O que você entende por Tecnologia da Informação?

A expressão Tecnologia da Informação é atualmente utilizada em larga escala nos mais diversos segmentos da informática. Popularizando-se na década de 90 e início dos anos 2000, ela substituiu vários termos, como o antigo CPD (centro de processamento de dados). Porém nem sempre as pessoas conseguem trazer uma definição completa para ela, em vários casos ela é somente usada como nome de departamento dentro de grandes empresas.

Basicamente define-se como um conjunto de atividades com recursos computacionais. Porém se ater a uma definição simples é provavelmente o grande problema das pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com a TI. A tecnologia avança com rapidez muito grande e exige das pessoas ligadas a computação uma pró-atividade atenta e uma constante mudança de paradigmas e metodologias.

Essa velocidade faz com que o conceito de Tecnologia da Informação se torne praticamente flutuante. Em prazos muito pequenos de tempo, as tecnologias mudam, avançam, evoluem e tudo que antes poderia ser um padrão bem estabelecido dá lugar a novos processos e exigem investimento humano e financeiro para que a base da TI continue consolidada atuando como um complemento vital aos processos das empresas e das pessoas.

Com uma necessidade constante de atualizações e cada vez mais presente em cada ação do dia a dia de pessoas e empresas, um novo conjunto de conceitos começa a se estabelecer na clareza do que o momento nos apresenta: a migração de atividade de suporte para a incorporação dentro de qualquer processo, seja de produção, armazenamento, transmissão, segurança, etc.

Todos crescemos ouvindo sobre a necessidade de redução de custo, agilidade de resposta, substituição do operacional humano, resultados rápidos e dimensionamento de investimento. De todos os movimentos nessa direção, a TI se tornou provavelmente a ferramenta mais importante para alcançar essas metas. Se em um primeiro momento ela dava suporte aos objetivos, hoje ela se incorpora em toda e qualquer tarefa que foque em produtividade.

Hoje já estamos substituindo antigas práticas de TI e adotando novas, numa renovação constante, movidos pelas necessidades do mercado e das exigências dos usuários. Logo, mais do que definir a Tecnologia da Informação, é preciso entender que ela é um movimento e que a busca pela inovação e melhora dos processos não é mais optar ou não por utilizar uma tecnologia que envolva computação, isso já está consolidado. O desafio hoje está em entender que toda atividade tem direta ou indiretamente um impacto tecnológico envolvido e se este está de acordo com a necessidade ou deve ser atualizado/substituído.

Relacionadas